terça-feira, 31 de julho de 2012

Comprando passagens




Para tirar o visto é necessário ter as passagens de avião, então vamos pensar nisso agora! Quando a gente pensa em viajar para o Japão, que fica do outro lado do mundo, já imaginamos valores astronômicos. Mas sabendo procurar, é possível encontrar preços não tão altos assim.

Há algumas companhias aéreas que fazem o trajeto Brasil-Japão, como Emirates, American Airlines, Lufthansa... Para o período da minha viagem, vi que as passagens pela Emirates eram mais baratas. Enquanto nela paguei 3600, pelas concorrentes eu pagaria perto de 5 mil ou até acima disso. Pesquisando por agências de turismo como CVC, então, só as passagens eram em torno de 9 mil reais!

Porém, pesquise bem antes de decidir. Fui ver os preços hoje para o mesmo período, e pela Emirates agora está custando mais de 17 mil (provavelmente acabaram os lugares na classe econômica)! Já pela American Airlines, o mesmo período agora está custando cerca de 3500 (mas não há voos que partem da minha cidade, então daqui até São Paulo eu teria que comprar por outra companhia aérea e obedecer franquias de bagagem de vôos nacionais). Então pesquise bastante e, de preferência, com bastante antecedência.

Eu também decidi pela Emirates porque ela faz conexão por Dubai, que não requer visto para as pessoas que vão ficar lá por menos de 8 horas. Já para fazer conexão pelo Estados Unidos, eu teria que tirar um visto de trânsito de lá, e na época ainda era chato e difícil conseguir visto americano. Nas últimas semanas há notícias de que está mais fácil e há até conversas sobre tornar desnecessário o visto americano para brasileiros, então talvez no futuro isto não seja mais uma vantagem de Dubai. É interessante apontar que para comprar pela Emirates é necessário ser por cartão de crédito, e o dono do cartão tem que ser a mesma pessoa que vai viajar. Ou seja, se você for viajar pela Emirates e tiver que pagar no cartão de outra pessoa (como no meu caso, no cartão do meu pai), então terá que fazer como eu e procurar uma agência de turismo para intermediar a compra.

Mesmo que você vá fazer tudo por uma agência de viagem, é bom já ir sabendo quanto que as companhias aéreas cobram pelas passagens, para você saber se está fazendo um bom negócio ou não. As passagens podem tanto ser o maior gasto da sua viagem, como uma maneira de economizar para gastar com as coisas realmente interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário