domingo, 19 de agosto de 2012

Dia 3: Harajuku

Meu principal medo era não conseguir dormir de noite e passar o dia com sono, por causa da diferença de fuso horário. Felizmente isso não aconteceu. Dormi e acordei no horário certo e passei o dia sem (muito) sono.

Eu ia almoçar na minha tia, mas como acordei meio cedo, decidi ir em Harajuku antes do almoço mesmo. Ela me levou em uma estação de trem para eu comprar um cartão Suica (tipo um cartão pré-pago para não ficar comprando bolhetes separados) e de lá peguei um trem. O ruim é que tive que botar roupa para uma semana na mochila, e tive que ficar com ela o dia inteiro. Pesou um bocado.

Se você encontrar na internet que os mapas dos trens no Japão que ficam nas estações também são em inglês... Não acredite. Está tudo em kanji, então para saber onde ir pode ser um desafio. Ande com um mapa impresso ou no seu smartphone.

Felizmente entendo um bocadinho de kanji, então não foi tão difícil. Apesar do medo inicial, agora não parece tão difícil andar de trem por aqui. Andei duas vezes pela famosa linha Yamanote, que dá uma volta nas principais estações de trem de Tóquio.

Chegando em Harajuku já levei um susto pela quantidade de gente. É realmente uma massa de pessoas, como as fotos pela internet mostram. Mas nada que impeça de andar sossegado. O que me incomodou mesmo é que o gps no iPhone não estava funcionando. Ainda bem que um tempo depois começou a funcionar.

Fui direto para Takeshota Dori, uma ruazinha só de pedestres cheio de lojas, principalmente de roupas com moda jovem japonesa. Lá tem um 100 yen shop legal. Isso é tipo um 1,99 do Brasil. Foi bom ter uma idéia do que posso comprar depois de lembrancinhas.

Logo depois fui para a Evangelion store, que contém diversos produtos baseados na série. Havia várias camisetas, assim como relógios, bonecos e outros itens. Infelizmente, tudo meio caro. Comprei só uma lembrança para um amigo. Mas se eu soubesse que no final do dia eu perceberia que gastei muito pouco, teria comprado uma coisa ou outra para mim.

Depois disso fui para a kiddy land, uma grande loja de brinquedos. Lá tem realmente uma infinidade de brinquedos, separados em 5 andares. Novamente, me deu vontade de comprar várias coisas, mas fiquei com medo de gastar demais.

Saindo lá, percebi que estava cansado. Sentei para comer um sanduíche que minha tia tinha me dado e descansei um pouco.

Em seguida fui para o Oriental Bazaar, uma loja de lembrancinhas e tals do Japão. Lá tem bastante coisa mesmo, mas quase tudo com o preço de "lembranção" ao invés de lembrancinha. Lá procurei por placas de "proibido tirar fotos". Como não vi nenhuma, tirei algumas. Quando estava quase indo embora e estava tirando as últimas fotos, uma senhora se aproximou e falou gentilmente que era proibido tirar fotos. Apesar do modo gentil, não evitei pensar "já tirei várias e essa era minha última, sua trouxa!" :P

Logo em frente tem a Omotesando Hills, um shopping com marcas caras e famosas. Por dentro é um lugar bonito, com uma baleia pendurada no teto, e o shopping inteiro é em forma de espiral. Ou seja, se você for andando, passa pelo shopping inteiro sem precisar subir ou descer escadas rolantes (apesar delas existirem). Infelizmente, há placas de "proibido fotografar" no lugar todo. Só no térreo que era permitido tirar foto de uma escultura.

Ali dentro encontrei uma exposição de Kitty Robot, que é a Hello Kitty em formas de robô. Não entendi se isso tava a venda ou não, mas na exposição (que custava 500 ienes para entrar) tinha vários modelos para tirar fotos. Na entrada deram uma sacola com folhetos, achei que era uma explicação, mas no final eram só propagandas aleatórias.

Depois fui na Tokyu Plaza, uma loja de departamentos. Tinha várias lojas e coisas interessantes, é claro. Mas o que me assustou foi que no segundo andar vi dois caras musculosos sem camisa posando para fazer propaganda de um perfume da Lady Gaga. Achei engraçado (e inesperado) e queria tirar uma foto, mas não tinha ninguém tirando fotos, e eu não ia tirar sozinho. Continuei andando no lugar e quando estava indo embora, vi mulheres tirando foto e tirei também. Logo que tirei a câmera do bolso, um guardinha troll do lugar me falou "pode chegar mais perto" e me empurrou para frente. Fiquei com vergonha de ser o único homem lá, mas acabei tirando as fotos.

Depois disso fui em La Foret, um shopping de roupas. Vi roupas legais, mas nada excepcional que merecesse ser mencionado. Principalmente porque a dor nas pernas estava começando a me atrapalhar.

Por último fui em Yoyogi Park, um parque famoso de Harajuku. Antes de começar a andança, parei numa loja para tomar um suco e descansar. Minhas pernas estavam cada vez mais doloridas.

E então dei uma caminhada pelo surpreendentemente gigante parque. Cheguei em um templo e, ao entrar, vi que estava tendo tipo uma procissão. Acho que era algum casamento pu algo assim. Depois disso decidi que era hora de ir embora. Na verdade, a dor nas pernas decidiu isso por mim... Saindo de lá, encontrei um estrangeiro tirando fotos com duas meninas vestida daqueles jeitos doidos e pediu pra eu tirar uma foto. Logo depois pedi para tirar uma de mim com elas também. Não dá para eu postar a imagem aqui agora porque a foto foi com minha outra câmera.

Para chegar até a estação perto do hotel, foi até que fácil. O problema é depois que eu cheguei lá: esqueci de pegar o mapa com o caminho, que tinha no site do hotel. Com o gps, fui tentando ir na direção que eu achava que era.

Vi um trio de estrangeiros no mesmo caminho e perguntei se falavam inglês. Responderam que sim. Perguntei se eles estavam indo para o Palace Japan, e responderam que não, mas sabiam onde era. Respirei aliviado. Dois deles eram ingleses e um francês. Conversamos amenidades sobre o Brasil e o Japão, e logo cheguei ao hotel.

O hotel é legalzinho. Apesar do banheiro ser compartilhado, é bem limpinho. Para jantar fui num supermercado aqui perto e comprei um bentô.

Tomei um merecido banho, digitei este texto (que ficou beeem maior do que eu esperava, na minha cabeça eu não tinha feito tanta coisa assim) e agora vou assistir um pouco de tv antes de ir dormir.

PS: passando propaganda na tv do filme de Samurai X, de New Super Mario 2, e de Dragon Quest X. O japão é legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário