segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Montando um roteiro de viagem




Você decidiu montar um roteiro próprio para sua viagem. Ótimo para você! Se prepare para vários dias (ou semanas, ou meses) de planejamento e coloque a mão na massa!

Para começar, é interessante montar uma lista dos lugares que você considera essenciais para garantir que você não esquecerá deles e conseguir encaixá-los da melhor maneira possível. Como assim da melhor maneira possível? Darei um exemplo: eu faço questão de ir na Disney. Porém, o mês de agosto é férias no Japão, e por isso os parques estarão lotados. Por causa disso, coloquei a minha ida à Disney no começo de setembro, quando teoricamente ela estará menos cheia. Ao colocar os passeios principais no roteiro já com os dias, é possível ir "preenchendo" o restante dos dias.

Se você não tem certeza de quais lugares quer visitar, a solução são os sites com descrições de diversos lugares e sugestões. Eu usei bastante o site Japan Guide (http://www.japan-guide.com/), mas diversos outros são facilmente encontrados por um buscador como Google ou Bing. Estes sites listam os lugares mais populares de cada região e são ótimos para você decidir quais deles quer visitar e colocar uma ordem de prioridade. Eu fui pesquisando casa região separadamente (Harajuku, Shinjuku, Odaiba...) e fui descobrindo as coisas que têm lá. Com essas informações, ia decidindo se incluía ou não no meu roteiro.

Ao decidir os lugares a serem visitados, é importante lembrar de verificar se há dias em que eles não estão abertos e o horário de funcionamento. Já pensou você decidir um dia inteiro em torno de um passeio específico e, quando for ver, o lugar está fechado? Não se esqueça de ver também se há feriados nos dias em que você for viajar e se seus lugares de interesse fecham nos feriados ou não.

Quando você tiver o seu roteiro montado, que tal pedir a opinião de pessoas que estão acostumadas a viajar? Procure por fóruns de discussão e poste seu roteiro, pedindo a opinião das pessoas. Geralmente elas apontarão erros óbvios, como "tal e tal lugar são longe demais para você ir de um a outro em uma manhã", "dois dias em tal cidade é tempo demais", "um dia em tal cidade é tempo insuficiente", "tal lugar não abre no dia em que você pretende ir", e coisas do tipo. Mesmo tomando cuidado ao montar seu roteiro, às vezes estes erros passam desapercebidos.

Além disso, eles podem dar sugestões não tão óbvias, como "no verão é ruim ir em onsen, então ao invés de ir em tal lugar, é melhor ir em outro", "tal cidade não tem muita coisa legal, é melhor ir nesta outra que fica perto e é mais interessante", "neste dia é feriado então tal lugar estará muito cheio de gente". Claro, nem sempre você vai concordar com as sugestões deles, mas sempre é melhor ter mais informações sobre os lugares que você pretende ir.

Assim como você pode postar seu itinerário para outros avaliarem, você também pode olhar os roteiros dos outros. Ao ver outros roteiros e observar os comentários dos outros, você consegue encontrar ideias e problemas no seu próprio. Se você não estiver se sentindo muito inspirado, pode até mesmo copiar estes roteiros caso te agradem.

Com tudo isso é possível montar certinho um roteiro de viagem que atenda seus interesses. Porém, há pessoas que acham que planejamento demais estraga uma viagem. Se você é deste tipo de viajante, então veja apenas os seus interesses principais, dias de funcionamento, separe quantos dias vai ficar em quais cidades, e quando chegar lá, saia explorando!!! Era meu plano inicial, mas depois de ver quanta coisa eu poderia perder sem planejamento, e por estar pela primeira vez em um outro país, preferi ter um roteiro certinho em mãos. Além de que Japão parece ser um país caro demais para ter o luxo de ficar perdido e/ou sem rumo.