segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia 14: Kyoto - Nijo, Kinkokuji e Manga Museum

Acordei, comi umas bolachinhas, me preparei e fui para a estação. De lá, peguei o metrô para o castelo de Nijo, moradia do shogun de antigamente. O lugar é todo cercado por água e tem muros altos para evitar invasões. Foi legal ver isso, que a gente tanto vê e ouve em filmes, ao vivo.

O castelo principal é bem legal. Dá uma noção bem legal de como era aquela época. A gente tem que tirar os sapatos e deixar na entrada. Em uma das salas tem até estátuas do shogun e dos senhores feudais, mostrando como eram as audiências. O piso faz um som quando a gente pisa, que antigamente tinha o propósito de alertar caso houvesse intrusos. Infelizmente, não dá pra tirar foto de lugar algum dentro do castelo. A parte de fora, com os jardins, também é bonito.

Saí de lá e tomei um café da manhã decente na estação. Com pão na chapa, salada, ovo frito e acho que era presunto. Estranhamente, apesar de vir ovo frito em um prato, não veio faca...

Segui para o museu de mangá, já que era caminho para meu outro destino. O museu é basicamente um lugar para se ler mangás. Há incontáveis de todas as épocas, e podemos ficar lendo. Porém, são quase todos japoneses, obviamente. Há alguns traduzidos de outros países, inclusive do Brasil, mas é bem pouco. Até minha coleção em casa é maior que a coleção de mangás em português deles.

Mas é legal ver mangás antigos como foram lançados em suas épocas. Folheei umas Jump com Yuyu Hakusho, Dragon Ball Z, Dragon Quest... Também tem umas coisas interessantes, como modelos de gesso das mãos de mangakas famosos, uma exposição sobre o desenvolvimento de um mangá, os estilos... Mas o principal do lugar é ficar lendo mesmo. Não compensa mudar o itinerário só pra vir aqui, mas se for caminho entre outros lugares, como aconteceu comigo, vale uma passada. E claro, não pode tirar fotos (apesar d'eu ter tirado algumas).

Depois fui ao Kinkakuji, o templo coberto por ouro. Achei bem bonito aquela estrutura coberta por ouro cercado por lago e natureza. Tirei fotos e comprei umas lembrancinhas.

Peguei um taxi e fui até o Daitokuji, o que me pareceu ser uma coleção de vários templos menores. Entrei em dois deles (cada um tem sua própria taxa de entrada) e gostei, achei bem... zen. Mas depois dos dois, presumi que os outros não seriam tão diferentes e resolvi ir embora.

Decidi ir andando até a estação, que ficava uns 20 minutos de distância. Acho que deveria ter pego taxi... No caminho parei em um Starbucks para experimentar o café de lá e descansar um pouco.

Voltei para o hotel, relaxei, e de noite fui ao observatório da Kyoto Tower, já que os hóspedes do hotel ganham uma entrada grátis. A visão de Kyoto de noite foi bem bacana.

Depois fui jantar em um restaurante aqui mesmo na torre. Fiz um agradinho pra mim e fui no restaurante chique e peguei uma janta meio cara. O lugar fica bem abaixo da parte de cima da torre, então de lá dá pra ver a cidade.

O almoço foi um "dinner course", não sei a tradução para português. Era servido uma entrada, daí depois um prato, e tals. Todos os pratos tinham um nome chique e uma descrição no menu, mas não lembro deles e vou descrever pela munha impressão.

O primeiro prato era um sashimi de um peixe bem vermelho, quase tanto quanto carne vermelha. Ele veio bem temperado com ervas e folhas. Depois veio uma sopa fria de milho (ela foi feita para ser servida fria mesmo). Depois veio um peixe acho que assado sobre molho de tomate e com molho de.. alguma coisa verde. Por final, filé ao molho de cogumelos e um prato de arroz. De sobremesa, um tipo de bolo, talvez cheesecake, com frutas, gelatina e rum.

Não sei se foi a fome, o preço ou se a comida era boa mesmo, mas achei uma delícia. Só o segundo peixe que eu acho que podia ser um pouco mais salgado, apesar dos molhos serem salgadinhos.

Infelizmente, eu já estava me sentindo meio deslocado por estar de bermuda e camiseta de esporte, então não tive coragem de ficar tirando fotos e pagar mais mico. Mas agora eu fico pensando que deveria ter fotografado. Eu tava pagando mesmo! Oh, well..

Pra terminar o dia dei um rolezinho na loja aqui do próprio hotel e comprei mais um par de lembrancinhas. Agora me preparo pra dormir, imaginando se amanhã minhas pernas me ajudarão a andar o tanto quanto pretendo. A cada dia elas ficam mais cansadas. Quando voltar para o Brasil, vou ficar uma semana sentado ou deitado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário