quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dia 25: Dubai

Depois de uma viagem longa e com fortes turbulências (teve uma tão forte que me acordou e gritei "eita!", o que não foi ouvido por muita gente, pelo barulho do avião sendo chacoalhado e outras pessoas fazendo exclamações de susto), cheguei de madrugada em Dubai e fui direto para o hotel. Como na ida eu já tinha trocado uma grana por Dirhams, não precisei me preocupar com isso. Cheguei no hotel, fiz o checkin e dei uma dormida de um par de horas para me recuperar um pouco. Não adiantou muito, mas...

Tomei café da manhã no hotel mesmo, fiz um pouco de hora e quase na hora do almoço fui de taxi para o shopping Dubai Mall, que é o maior do mundo.

Aqui uma nota: no hotel estava fresquinho. Ao botar os pés pra fora, senti como se estivesse entrando num forno. Eu tinha andado por vários dias no Japão em temperaturas de mais de 30 graus, de 33 a 35, e aqui sim pareceu que eu não aguentaria de calor. Felizmente tem ar condicionado em todo lugar.

No caminho vi vários prédios legais, inclusive o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo. Queria tirar fotos, mas de dentro do taxi não iam ficar legais.

Cheguei no Dubai Mall e ele pareceu normalzinho. Só ao andar por ele que comecei a me impressionar. A arquitetura é legal, passei por um aquário gigante, uma cachoeira com estátuas como se fossem mergulhar...

Mas a maior surpresa é que o Dubai Mall fica do lado do Burj Khalifa, então dá pra subir até o observatório dele (pagando, claro). Subi lá e fiquei impressionado com a visão. Deu pra ver o deserto ao redor, os prédios, o mar... Achei bem legal. E lá tive uma chance de tirar foto de uma das famosas máquinas automáticas de comprar ouro.

O resto do dia passei andando pelo Dubai Mall. E, realmente, faz jus ao título de maior shopping do mundo. Tem "só" 4 andares, mas cada um vai se abrindo e a gente anda, anda, anda... Precisa de literalmente horas para passar por tudo. Se for ficar entrando em lojas, principalmente.

E lá tem de tudo. O que mais se destaca são lojas de marcas de roupas e jóias, mas também tem o que mais você pensar. Tem o aquário gigante, um zoológico aquático, uma pista de gelo, um parque temático indoors da Sega (que voltarei amanhã para ficar lá), loja de jogos de videogame com jogos europeus e americanos... Encontrei até uma loja de roupas com personagens da Disney. Também entrei em uma loja gigante de brinquedos que tinha uns que ficavam voando e a gente colocava a mão embaixo e iam mais alto... Ah, também vi uma loja de bonecos muito bem feitos, e o principal era uma estátua em tamanho real do Coringa, do Heath Ledger. Estava absurdamente bem feito. Parecia que ele ia começar a se mexer a qualquer momento. Pena que tinha uma plaquinha de proibido tirar fotos e tinha funcionários da loja por perto...

Mas todo esse tamanho tem um lado negativo: vi várias partes do shopping vazias. Não vazias de lojas, e sim de clientes. Isso me fez ficar pensando sobre como que tantas lojas se sustentam. Claro, o fato de ser uma segunda feira talvez faça ter menos gente, mas acho que o público alvo são os turistas, e não as pessoas daqui. Afinal, pra que encher um shopping de roupas, maquiagem e lingerie para um povo em que os homens andam de vestido branco e as mulheres de burca?

Aliás, isso é uma coisa que estranhei bastante. Aqui obviamente muita gente anda como decrevi ali em cima. Parece que estou numa grande convenção de cosplay em que todo mundo se veste dos mesmos personagens.

Uma hora eu estava passando por um salão de beleza daqui, e vi duas mulheres saindo de lá. Mas elas estavam de burca, só com os olhos à mostra. Na hora pensei em eu chegando nelas e falando "puxa, parabenize o cabelereiro e o maquiador, porque ficou incrível o seu visual" :P

Perto das 5 horas meus pés começaram a pedir arrego, então sentei pra descansar um pouco. Fiz um pouco de hora e fui comer alguma coisa como janta. Acabei escolhendo uma espécie de sanduiche, que parecia uma shwarma.

Depois disso procurei um ponto de taxi, que apesar de haver dois, é dificil achar neste shopping gigantesco. Nesta hora vi que tinha bem mais gente no shopping, talvez ele só fique cheio mesmo durante a noite. Voltei para o hotel e joguei um pouco antes de ir dormir.

Ps: depois vi na internet que o começo da semana é bem mais vazio que o fim de semana, quando parece que o shopping fica lotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário