segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia 15: Kyoto - Fushimi Inari, Tofukuji e mais Yodobashi

Acordei um pouquinho tarde, venci a preguiça, me preparei e fui à estação. Lá comi um sanduiche com suco de laranja e batata frita como café da manhã.

Fui para o templo Fushimi Inari. Tirei umas fotos na parte inicial e depois fui à parte que realmente importava: o caminho dos mil portões torii (este é um nome que inventei, mas combina com o lugar). É um caminho que vai subindo a montanha, coberto por incontáveis daqueles "portões" tradicionais japoneses. Logo antes de subir presenciei um... monge, talvez, e uma talvez aprendiz, purificando o lugar.

No começo foi tranquilo e a temperatura estava mais baixa que lá embaixo. No caminho tinha uns mini-templos que tirei fotos, e depois de um tempo de subida tinhas lojas de lembrancinhas, onde comprei algumas.

Depois disso as coisas começaram a complicar. A temperatura aumentou e não havia lugares para sentar. Para piorar, o caminho tinha se transformado em uma eterna escada. Me dei por satisfeito e dei meia volta.

Voltei à estação e fui à próxima, Tofukuji. Presumi que para o templo Tofukuji fosse igual ao Fushimi Inari: bem na frente da estação. Me enganei. Além de não ser logo na frente, não havia plaquinhas de "Tofukuji nesta direção" e as poucas indicações dos arredores estavam em japonês. Meu gps, que não é o Google Maps, está meio incompleto nesta área, então não sabia como chegar até lá. Fui confiando nos prints que eu tinha feito do Google Maps antes da viagem.

Fui andando e acabei entrando no que parecia ser a entrada para uma área de algum templo. Fui ver e tinha umas casas... Não sabia o que era. Segui em frente e acabei entrando em um templo, sem saber qual era. Fui andando, tirando fotos, e cheguei numa parte que tinha que pagar para entrar. A mulher me deu um folhetinho dizendo "Tofukuji". Ufa!

Entrei, andei um pouco, tirei umas fotos. Pelo folheto, acho que tinha mais lugares para ir, mas não achei outros caminhos, me dei por satisfeito e saí. Não queria continuar andando sob sol de meio dia até encontrar a estação e peguei um taxi até o hotel.

Lá descansei um pouco as pernas, relaxei no ar condicionado, decidi que estava satisfeito de templos e decidi almoçar (já era umas 13:30) e dar um rolezinho ao redor do hotel mesmo.

Fui na Yodobashi Camera aqui do lado da estação. No sexto andar tem vários restaurantes. Comi um set com sobá gelado, yakimeshi, e tempurás de camarão, cogumelo e pimentão. Tava bom.

Depois fui andando na Yodobashi. Lá tem vários andares, assim como a de Akihabara. Aqui fui andando com mais calma e passei um par de horas lá. Fiquei zapeando por uma livraria olhando uns mangás, depois fiquei olhando os brinquedos e os jogos. Acabei comprando umas coisinhas. Aprendi que no Japão não dá pra dizer "vou dar um rolê sem gastar nada"... É impossível não gastar. E também ando me perguntando onde está indo parar minha grana, mesmo anotando (quase) todos os meus gastos. Dei uma olhada rápida em mais uns andares de roupas e tvs, porque minhas pernas já estavam pedindo arrego.

Saí da Yodobashi, tomei um café e comi um cookie na Starbucks como lanche, fui no correio tirar uma grana, voltei para o hotel e fiquei assistindo tv e relaxando até a hora de jantar.

Pensei em jantar no McDonalds, mas decidi comer um karê no Yodobashi. Comi um com karê, arroz, ovo cozinho, carne de porco empanado, camarão empanado e repolho ralado. Tava gostoso, mas me incomodou que toda hora que a garçonete gritava "irasshaimasse" na frente da loja para chamar clientes, o cozinheiro, que preparava a comida na frente da minha mesa, também gritava isso logo depois. Eu ficava pensando "eles não vão te ouvir, cara".

Decidi comprar um cartão SD porque o de uma câmera estava se esgotando. Vi um da Kingston de 16gb mais barato que o de 8. Estranhei, mas achei que era uma promoção e comprei. Depois, na hora de testar, vi escrito "China" no cartão. Será que a qualidade é pior? De qualquer forma, funcionou na câmera, então por enquanto tudo bem.

Tomei um banho e tals, ajeitei umas coisas pra vazar daqui amanhã, e agora vou dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário